Notícias

Uruguai tem Punta del Este, considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul

Areia e glitter. Disso é feito Punta del Este. Quando os termômetros passam dos 20 graus, a ordem para muitos abaixo (e, cada vez mais, acima) do Equador é estar neste que é considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul.


Mistura de Miami e Ibiza, com ecos passados de uma aspiração a Côte d'Azur, a península uruguaia, localizada a 1.745 km de São Paulo e a 140 km de Montevidéu, se interpõe entre o Rio da Prata e o Atlântico e também se divide em múltiplas paisagens e propostas. Todas, no entanto, levam a um só objetivo: desfrutar dos prazeres da vida sem contenção.

Um dos pontos de partida pode ser a vastidão marítima de Punta Ballena, em que o horizonte se estende majestosamente aos pés do visitante em uma quietude de tirar o fôlego, ou a feérica noite de La Barra, antiga vila de pescadores que parece não adormecer nunca, sempre disposta a acompanhar incansáveis fanfarrões alvorada adentro e a seduzir famílias e militantes da geração saúde que madrugam nas praias tranqüilas para transformá-las em cenário de caminhadas e brincadeiras com a criançada.

Aos cem anos, Punta del Este ostenta, como uma mulher esfuziante acostumada às regalias advindas da beleza, o garbo e a compreensível petulância de saber-se infalivelmente desejada, seja pelos novos-ricos que transitam por sua orla fechados em limusines, seja pelos surfistas despreocupados que descansam das ondas bebericando em frente ao porto no final da tarde.

Do fausto dos anos 50, a partir de quando o festival de cinema local fazia desembarcar na praia personalidades como Jeanne Moreau, Vittorio de Sica e Ingmar Bergman, às apresentações de Vinicius de Moraes que surpreendiam uma cativa platéia na década de 60 ou ao encontro casual que hoje pode se dar entre um turista e Yves Saint Laurent ou Luciano Benetton -para mencionar dois dos mais comentados e recentes hóspedes VIPs--, Punta del Este continua a concentrar todos os olhares dos que buscam um banho de mar regado a champanhe.

Com suas casas de generosos metros quadrados, edifícios que desafiam a engenharia (e o orçamento dos simples mortais), casas noturnas novidadeiras e projetos arquitetônicos a cada dia mais ousados, o onipresente esplendor do lugar concorre para dar-lhe por vezes um ar de cenografia --talvez seja demasiadamente perfeito, e embriagante.

A impecabilidade e a segurança de ruas e estabelecimentos de Punta del Este, pertencente ao Departamento de Maldonado, já não atraem somente a aristocracia argentina, tradicional posseira dessas paragens. Cada vez mais mexicanos, chilenos, europeus, norte-americanos e, é claro, brasileiros fincam seus guarda-sóis nesse território: entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, 620 mil pessoas visitaram o balneário.

Punta del Este é só uma praia, mas são nessas areias em que se encontra o jet set latino (Carlos Slim, Shakira e uma longa lista de etceteras) para dias de negócios e noites de excessos (e vice-versa) e onde se ergue a vitrine do continente para famosos -ou nem tanto- se deixarem ver durante o verão sul-americano. Aqui se impõem modas, se constroem e se despedaçam romances ruidosos, nascem estrelas à velocidade da luz, e tudo é tão eterno enquanto durar a temporada.

Fonte: Uol Viagens


Roteiros

Recados

Viagem maravilhosa, para Caldas Novas!! Pessoas maravilhosas!! Lugar lindo!! Adorei proximas virão.

Telma

adorei ..muito legal mesmo

VANESSA SANTOS

Notícias

Cely Turismo

Receba novidades